Consulta precatório TRF3 pode ser feita online de forma simples e rápida. Se você tem um precatório nos estados de São Paulo ou Mato Grosso do Sul, é possível acompanhar a situação do pagamento em tempo real, sem sair de casa.
O TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) disponibiliza a consulta de precatório pelo CPF, número do processo ou número do precatório. Veja abaixo o passo a passo para realizar sua consulta precatório TRF3 com segurança.
Como fazer consulta de precatório no TRF3
1. Acesse o site do TRF3
O primeiro passo para consultar precatório pelo CPF no TRF3 é acessar o site. O endereço é https://www.trf3.jus.br/.
2. Encontre a seção de precatórios
Na página inicial do site do TRF3, clique em Precatórios.

3. Clique na opção de consulta
Desça um pouco a página até encontrar a opção “Consulta a Requisitórios Protocolizados”, então clique em “Acesse o Sistema”. Para te ajudar com um atalho, basta clicar aqui.

4. Insira suas informações
Se abrirá uma nova página com alguns campos a serem preenchidos. O segredo aqui é que você não precisa preencher todos. É possível consultar precatório pelo CPF no TRF3, ou seja, basta preencher o primeiro campo.
Se achar mais fácil, pode preencher algum outro campo, como código do processo ou o número do protocolo. Não se esqueça de preencher o campo “não sou um robô”.

5. Selecione o precatório
Ao consultar precatório pelo CPF no TRF3, você verá uma lista com os seus precatórios. Clique na lupa do precatório que você quer consultar.
6. Resultados ao fazer a consulta precatório TRF3 pelo CPF
Pronto! Agora você conseguiu realizar a consulta precatório TRF3 pelo CPF com sucesso. Ao acessar o sistema do tribunal, são exibidas cerca de 17 informações sobre o precatório, como a situação do protocolo, a data de liquidação e o valor atualizado.
Se após a consulta de precatório no TRF3 surgir qualquer dúvida sobre essas informações, deixe seu comentário ou fale com a equipe da PJUS para receber orientação especializada.
Por que fazer a consulta precatório TRF3?
É de amplo conhecimento que a fila de espera para receber um precatório é extensa. Em muitos casos, o credor pode aguardar mais de 10 anos para receber um valor que já é seu por direito.
Nesse cenário, é comum que as pessoas deixem de acompanhar a consulta precatório TRF3 com frequência, já que nem sempre há atualizações. No entanto, consultar precatório periodicamente é fundamental, pois o crédito pode sofrer cancelamento caso fique muito tempo sem movimentação.
Cancelamento de precatórios no TRF3
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode cancelar precatórios que já foram pagos, mas que permanecem sem saque ou movimentação por mais de dois anos.
Isso significa que, se o pagamento ocorrer e o credor não acompanhar a consulta precatório TRF3, existe o risco real de perder o valor. Em alguns casos, o cancelamento é irreversível, e o precatório não pode ser recuperado.
A melhor forma de evitar esse problema é realizar a consulta precatório pelo CPF no TRF3 periodicamente ou no tribunal responsável pelo seu título.
Cancelamento de precatórios no TRF3
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode cancelar precatórios que já foram pagos, mas que permanecem sem saque ou movimentação por mais de dois anos.
Isso significa que, se o pagamento ocorrer e o credor não acompanhar a consulta precatório TRF3, existe o risco real de perder o valor. Em alguns casos, o cancelamento é irreversível, e o precatório não pode ser recuperado.
A melhor forma de evitar esse problema é realizar a consulta precatório pelo CPF no TRF3 periodicamente ou no tribunal responsável pelo seu título.
Não consegui fazer a consulta de precatório no TRF3
Se você tentou fazer a consulta precatório TRF3 e não obteve sucesso, o ideal é refazer o procedimento desde o início, conferindo todos os dados informados.
Caso o erro persista, veja abaixo os motivos mais comuns que impedem a consulta de precatório no TRF3:
🔹 Precatório de outro tribunal
Se o seu crédito não pertence ao TRF3, a consulta precatório TRF3 não exibirá resultados. Nesse caso, é necessário consultar diretamente o tribunal responsável.
🔹 Precatório ainda não emitido
Se o processo ainda está em tramitação ou teve decisão recente, o crédito pode ainda não ter sido transformado em precatório. Aguarde alguns dias e refaça a consulta precatório TRF3.
🔹 Precatório já pago
Precatórios quitados deixam de aparecer na listagem do TRF3, já que o sistema exibe apenas títulos pendentes de pagamento.
Previsão de pagamento após a consulta precatório TRF3
A consulta precatório TRF3 permite acompanhar a situação do pagamento, mas é importante ter expectativas realistas. Mesmo os precatórios com menor atraso costumam ser pagos em dois ou três anos, enquanto outros podem levar décadas.
Por isso, além de acompanhar a consulta precatório no TRF3, muitos credores buscam alternativas para não esperar tanto tempo.
Antecipação de precatório: alternativa à longa espera
É nesse contexto que surge a antecipação de precatórios. Após realizar a consulta precatório TRF3 e confirmar a situação do crédito, o credor pode optar pela cessão de direitos e receber o valor de forma antecipada.
Para antecipação de precatórios, conte com a PJUS
Se você está aguardando há anos após a consulta precatório TRF3, a cessão de direitos pode ser a solução para transformar esse crédito em dinheiro com rapidez.
A PJUS garante pagamento em menos de uma semana após a assinatura da documentação. Todo o processo é feito online e, após a confirmação final, o pagamento ocorre em até um dia útil.
Fale com um especialista da PJUS e transforme anos de espera em dinheiro na conta.
*A venda de precatórios pode ser feita majoritariamente online, salvo exceções.
Principais perguntas sobre consulta precatório TRF3
Como consultar precatório no TRF3?
Você pode fazer a consulta precatório TRF3 acessando o site oficial do tribunal e informando o CPF ou o número do processo. A consulta é pública e gratuita.
Preciso de senha para consultar precatório no TRF3?
Não. A consulta precatório TRF3 pelo CPF pode ser feita sem senha, apenas com os dados básicos do processo.
2 Responses
Previsão de pagamento do precatório.
Olá Irene!
Agradecemos seu interesse em negociar seu precatório com a PJUS.
Acabamos de enviar uma mensagem no seu WhatsApp para falarmos melhor sobre o assunto.
Abraços,
Equipe PJUS