BLOG da PJUS

Consulta precatório TRF3: veja atualizações do seu precatório 

18 de julho de 2024
consulta de precatórios do TRF3
Sumário

Você sabia que é possível fazer uma consulta de precatório do TRF3 pela internet e se atualizar em tempo real? Veja como fazer

Se você é titular de um precatório, já deve saber que existe uma fila para receber estes valores. E haja sofrimento, já que essa fila não é nada rápida. A boa notícia é que o TRF3 (Tribunal Regional Federal de 3ª Região) libera uma consulta de forma online, sem precisar sair de casa para tal. 

O TRF3 é o órgão responsável pelos precatórios de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Portanto, é possível consultar precatório pelo CPF para processos destes estados. 

Confira um passo a passo para realizar sua consulta de forma simples e rápida: 

Como fazer consulta de precatório no TRF3 

1. Acesse o site do TRF3 

O primeiro passo para consultar precatório pelo CPF no TRF3 é acessar o site. O endereço é https://www.trf3.jus.br/

2. Encontre a seção de precatórios 

Na página inicial do site do TRF3, clique em Precatórios. 

passo a passo para efetuar consulta precatório TRF3

3. Clique na opção de consulta 

Desça um pouco a página até encontrar a opção “Consulta a Requisitórios Protocolizados”, então clique em “Acesse o Sistema”.  Para te ajudar com um atalho, basta clicar aqui

2 passo a passo para efetuar consulta precatório TRF3

4. Insira suas informações 

Se abrirá uma nova página com alguns campos a serem preenchidos. O segredo aqui é que você não precisa preencher todos. É possível consultar precatório pelo CPF no TRF3, ou seja, basta preencher o primeiro campo. 

Se achar mais fácil, pode preencher algum outro campo, como código do processo ou o número do protocolo. Não se esqueça de preencher o campo “não sou um robô”.  

3 passo a passo para efetuar consulta precatório TRF3

5. Selecione o precatório 

Ao consultar precatório pelo CPF no TRF3, você verá uma lista com os seus precatórios. Clique na lupa do precatório que você quer consultar.  

6. Resultados ao consultar precatório pelo CPF no TRF3 

Pronto! Agora você conseguiu consultar precatório pelo CPF no TRF3. São 17 informações sobre o precatório, dentre elas situação do protocolo, a data de liquidação e o valor, por exemplo. Se tiver alguma dúvida sobre estas informações, deixe seu comentário e a equipe da PJUS vai te auxiliar. 

Por que consultar precatório? 

É de amplo conhecimento que a fila de espera para receber um precatório é muito extensa. Não é raro ver pessoas que precisam esperar mais de 10 anos para receber um dinheiro que é seu por direito. 

Neste cenário, é comum que as pessoas parem de consultar precatório de tempo em tempo, uma vez que raramente acontece alguma atualização. Entretanto, é de suma importância realizar essas consultas periodicamente, porque o precatório pode ser cancelado caso não receba movimentações. 

O cancelamento de precatórios 

É possível que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) cancele precatórios que já foram liberados, mas estão “parados” há mais de dois anos. Ou seja, se o seu precatório for pago e você “comer mosca”, pode acabar perdendo este precatório. 

A depender do prazo, essa é uma ação irreversível. O que quer dizer que várias pessoas já perderam seus precatórios e não têm direito a reavê-lo. 

A melhor forma de estar livre deste risco é, de tempo em tempo, consultar precatório pelo CPF no TRF3 ou em qualquer outro tribunal que seja responsável pelo seu título. 

Não consegui fazer a consulta de precatório no TRF3 

Caso você não consiga consultar precatório pelo CPF no TRF3, sugerimos que refaça todo o procedimento, do início, com atenção a todas as etapas. Caso continue acontecendo algum erro, veja a seguir os principais erros e como solucioná-los: 

Precatório de outro Tribunal 

Se você não conseguiu fazer a consulta de precatório no TRF3, pode ser possível que o seu precatório seja de outro Tribunal. Neste caso, faça a consulta no Tribunal específico

Precatório não emitido 

Se o seu processo ainda está tramitando ou teve um parecer recente, é possível que ainda não tenha se tornado precatório ou que ainda não esteja disponível no sistema. Portanto, basta aguardar alguns dias e refazer a consulta. 

Precatório pago 

Se o seu precatório está quitado, ele não estará mais disponível na listagem do TRF3, uma vez que é somente para precatórios que ainda estão pendentes. 

Previsão de pagamento

A previsão de pagamento dos precatórios varia de ente para ente. Porém, no fim das contas, todos eles têm uma coisa em comum: esta previsão não é nada animadora. Enquanto os precatórios com menos atraso são pagos em cerca de dois ou três anos, alguns estados e municípios demoram décadas, literalmente, para pagar seus credores. 

Portanto, por mais que seja necessário consultar seu precatório de tempo em tempo, também é importante ter em mente que você pode ter que esperar até 20 anos para receber. 

E é diante deste cenário que surge a antecipação de precatórios. 

Antecipação de precatórios 

A antecipação é uma alternativa para aqueles que não querem ou não podem esperar o pagamento dos precatórios pelas suas vias tradicionais. 

Neste modelo de negócios, a PJUS paga ao credor o seu precatório com muita antecedência, sem precisar de filas. Em contrapartida, a empresa cobra uma pequena taxa do precatório pelo adiantamento. 

Além da agilidade em receber os precatórios, o credor fica livre das incertezas que eles geram e pode viver seus sonhos

Esta tem sido a solução para milhares de dezenas de pessoas. Fale com um especialista e saiba mais sobre a antecipação.  

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Escaneie o QR Code para abrir o
WhatsApp no seu celular:

Ou inicie seu atendimento agora: