Se você é um credor e não aguenta mais esperar, vender precatório pode ser a solução para seus problemas. Saiba tudo sobre essa transação.
A venda de precatórios tem se mostrado uma alternativa rápida e eficaz para quem precisa transformar esse direito judicial em dinheiro imediato.
Neste guia, vamos explicar todo o processo, os benefícios e responder as principais dúvidas sobre como é vender precatório. Quer descobrir como transformar o seu precatório em uma oportunidade financeira real? Continue lendo.
O que é um precatório
Precatórios são dívidas que o governo, seja federal, estadual ou municipal, é obrigado a pagar a cidadãos que venceram suas causas judiciais contra o poder público.
Em outras palavras, se você “processou” o governo e venceu, tem direito a receber um precatório. O problema é que o pagamento pode demorar muitos anos, até mesmo décadas, já que depende do orçamento público.
Veja um guia completo sobre o que são os precatórios e como funciona a ordem de pagamento.
Portanto, se você está em dúvida sobre quando receberá o pagamento, vender precatório pode ser uma opção vantajosa.
O que é vender precatório
A venda de precatório é, de uma forma simples, a troca do seu precatório por dinheiro. Por isso, também a chamamos de antecipação.
Entretanto, ao vender um precatório, o credor não recebe a sua totalidade. É aí que entra o que chamamos de deságio, uma porcentagem cobrada pela empresa para adiantar o recebimento deste valor.
Assim, o credor renuncia a uma pequena porcentagem para receber este valor com antecedência, enquanto a empresa, que tem robustez para isso, aguarda o recebimento nos próximos anos.
Vender Precatório é Legal? Tudo o que Você Precisa Saber
Sim, vender precatório é absolutamente legal. A venda de precatórios está amparada pela legislação brasileira, prevista no artigo 100 da Constituição Federal. Este artigo permite que o credor ceda seu direito a terceiros por meio de uma cessão de crédito. Portanto, isso significa que você pode vender seu precatório para outra pessoa ou empresa.
Venda Segura
Na PJUS, seguimos todas as normas legais e garantimos que a venda do seu precatório seja feita com total segurança e transparência. Inclusive, todos o nosso processo de antecipação pode ser acompanhado pelo seu advogado, caso seja do seu interesse.
Além disso, registramos a negociação com uma escritura pública, em cartório, com assinatura de ambas as partes. E, para garantir que não haverá nenhum problema, depositamos o dinheiro à vista, diretamente na sua conta.
O objetivo de tudo isso é, portanto, te proteger de qualquer golpe e assegurar que tudo seja rápido e eficiente.
Como vender precatório: um passo a passo simples
Vender precatório pode parecer complicado, mas o processo é bastante simples, desde que feito com uma empresa séria. Confira o passo a passo de como efetuar a venda de precatório com segurança:
1. Verificação do Precatório
O primeiro passo para vender o precatório é garantir que ele está elegível para venda. Ou seja, que ele já é um precatório e não um processo em andamento. Veja aqui como consultar seu precatório pelo CPF.
2. Escolha uma empresa
Se você viu que está tudo certo e pode vender o precatório, o próximo passo é escolher a empresa certa para vender o seu precatório. Este é um passo importante, pois estamos falando de um valor expressivo.
A principal empresa do Brasil na antecipação de precatórios é a PJUS. Com mais de 10 anos de história e 15 mil clientes satisfeitos, a PJUS oferece segurança, agilidade e transparência. Se você quiser conhecer outras empresas e avaliar diferentes propostas, dê uma olhada no guia de como escolher uma empresa de precatório e garanta que vai fazer um bom negócio.
3. Oferta Personalizada
Com a definição da empresa com a qual vai negociar, basta entrar em contato e solicitar uma oferta. Na PJUS, esse procedimento pode acontecer totalmente pela internet, simplesmente preenchendo um formulário. Clique aqui para receber uma oferta sem compromisso.
A oferta é calculada com base nas informações do seu precatório. No caso da PJUS, ela já é referente ao valor total que você recebe, sendo que os custos processuais ficam a cargo da PJUS e o valor dos honorários advocatícios também é reservado pela empresa.
4. Documentação e assinatura em cartório
Depois de aceitar a oferta, será necessário reunir alguns documentos para formalizar a venda. Entre eles, certidões do precatório e comprovantes de titularidade. A PJUS conta com especialistas que te auxiliam também nesta etapa, garantindo que tudo vai acontecer de forma descomplicada e rápida.
Com a aprovação da documentação, você e a empresa assinam uma escritura pública, com registro em cartório, para dar segurança e oficialidade à negociação.
5. Pagamento
Após a assinatura do contrato, você recebe o dinheiro diretamente na sua conta, à vista, em poucos dias. A partir de então, a empresa é quem fica com o direito de receber o precatório, quando ele for pago, e você pode aproveitar este valor para realizar seus sonhos.
Por que é vantajoso vender precatório?
A venda de precatório oferece uma série de benefícios, especialmente para quem não deseja esperar por anos até que o governo realize o pagamento. Abaixo, listamos as principais vantagens de vender o seu precatório:
- Liquidez imediata: você transforma o seu direito judicial em dinheiro rapidamente.
- Segurança: com uma empresa confiável, como a PJUS, a transação é feita de forma segura e transparente.
- Flexibilidade financeira: você pode utilizar o dinheiro da venda para quitar dívidas, investir ou realizar um projeto pessoal.
Muitas pessoas preferem vender seus precatórios em vez de esperar, já que a previsão de pagamento pelo governo pode ser incerta. Além disso, é normal que o prazo ultrapasse uma década, sendo que em alguns lugares a espera chega a mais de duas décadas.
Confira uma lista completa de benefícios da venda de precatórios.
Quando é vender o precatório?
Se você está em dúvida sobre vender o seu precatório agora ou esperar mais tempo, alguns fatores podem te ajudar a tomar essa decisão. Considere os seguintes fatores:
- O tempo de espera até o pagamento;
- O valor de deságio da oferta;
- Suas necessidades financeiras atuais;
- O seu planejamento a curto e a longo prazo;
- Os riscos que ter um precatório pode oferecer.
Em muitos casos, vender o precatório agora pode ser a melhor escolha, principalmente se o credor precisa de dinheiro com urgência. Se comparado a taxas de juros de empréstimos, por exemplo, o deságio é muito mais favorável.
Por outro lado, se você pode esperar o recebimento e não tem nenhum planejamento mais urgente, talvez esperar seja uma boa ideia. Entretanto, lembre-se de que o valor do precatório pode ser corroído pela inflação ao longo dos anos, enquanto a venda te oferece a possibilidade de reinvestir o valor ou utilizá-lo conforme suas necessidades.
A decisão de vender o precatório
Caso você decida que é hora de vender seu precatório, lembre-se que a PJUS é a principal empresa do setor, com tradição em segurança, agilidade e transparência. Ao optar por essa credibilidade, você tem um processo de antecipação descomplicado e eficiente.
Você pode calcular uma oferta totalmente sem compromisso para te ajudar na decisão de vender precatório agora ou esperar um pouco mais. Nossa equipe de especialistas está te esperando para te ajudar a entender estes valores e oferecer o suporte necessário.
Se você está pronto para transformar seu precatório em dinheiro agora, clique no botão abaixo para falar com alguém da PJUS e fazer uma avaliação gratuita do seu precatório.