Dúvidas são mais do que comuns quando o assunto é o pagamento de precatórios. Por isso, nosso objetivo não é só explicar a respeito do pagamento de precatórios no ano de 2025, mas ainda trazer outras informações relevantes sobre esse assunto.
Pagamento de Precatórios
Antes de mais nada é preciso entender no que consiste o termo pagamento de precatórios.
Esse termo nada mais é do que o momento em que os Tribunais Regionais Federais fazem o depósito do crédito que o beneficiário tem para receber em uma conta que foi aberta justamente para que ele tenha acesso a esse dinheiro.
Esta conta precisará ser aberta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. A ação é necessária porque o pagamento de precatórios não é efetuado em conta pessoal.
Para ter acesso ao montante referente ao pagamento de precatórios, o beneficiário precisará se deslocar até a agência bancária onde a conta foi aberta levando seus documentos pessoais.
É possível ainda fazer um pedido por meio de TED, que é quando o valor que foi recebido é transferido diretamente para uma conta que foi indicada pelo advogado que representa a parte interessada.
Quem vai receber precatórios em 2025?
Quem vai receber precatórios em 2025 são aquelas pessoas que ingressaram com a ação judicial e ganharam a causa de forma definitiva, ou seja, isso significa que não há mais nenhuma possibilidade do recurso, sendo assim a ação já transitou em julgado. Contudo, em média, 10% dessas pessoas vão receber neste ano.
As demais que já tiveram causa ganha também irão receber, mas mesmo tendo o precatório emitido com data de pagamento, normalmente é necessário aguardar o pagamento do precatório porque acontecem atrasos.
O que significa aguardar pagamento de precatório?
Assim, quem ainda não sabe o que significa aguardar pagamento de precatório deve entender que mesmo que o processo já tenha sido finalizado posteriormente a essa data precisará aguardar.
Logo, ocorre assim porque o processo judicial está na fila para ser pago pelo governo, mas ele segue uma ordem cronológica que leva em consideração a data em que o pedido foi apresentado.
Requisição de pagamento de precatório enviada ao tribunal
Esgotados todos os recursos que são possíveis no processo judicial, é feita a requisição de pagamento de precatório que nada mais é do que um ordem judicial emitida pelo juiz para o Tribunal a fim de fazer com que o montante seja pago.
Cabe ao presidente do Tribunal fazer a formulação da requisição de pagamento do precatório para que o beneficiário receba o valor a que tem direito.
Previsão de pagamento de precatórios 2025
De acordo com o relatório de Despesas com Sentenças Judiciais Precatórios 2025, a expectativa é que sejam pagos 67,3 bilhões de reais no exercício, porque há regras específicas para fazer o pagamento de forma parcelada do pagamento de precatórios que são relativos ao Fundef.
Como ainda não há um calendário de pagamentos, a melhor opção é apostar na antecipação do precatório com a PJUS, empresa que tem mais de 11 anos de experiência e que já ajudou mais de 15 mil clientes a realizarem seus sonhos.
Entre em contato com os nossos especialistas e faça uma simulação! E, se tiver mais alguma dúvida, ou deseja saber mais sobre o pagamento de precatórios e outros assuntos, acompanhe nosso blog.