Otimização de tempo e celeridade são algumas das principais vantagens do processo digital para os advogados.
As inovações da era digital são muito rápidas e acompanhar a velocidade dessas mudanças é uma tarefa difícil. No que diz respeito à informatização do processo judicial, ela pode, sem dúvida, ser considerada um divisor de águas para os profissionais do Direito. Além de ser uma realidade, “deixa para trás” aqueles que não se adaptam.
Dados da 18ª edição do Relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostram que no ano de 2020, apenas 3,1% do total de novos processos ingressaram fisicamente na Justiça brasileira. Assim, foram protocolados 21,8 milhões de casos novos eletrônicos. Tais números apontam o maior percentual de processos eletrônicos registrado na série histórica.
Entenda, a seguir, o que é a transformação digital e quais as vantagens do processo digital para os advogados.
Transformação digital
A reformulação de inúmeros processos e o uso das tecnologias digitais estão relacionadas à transformação digital. Essa inovação visa otimizar os ganhos e aumentar a eficiência no trabalho a partir de mudanças em tarefas e procedimentos que antes eram feitos com o uso de outras tecnologias.
Foi a Lei nº 11.419/2006, portanto, que iniciou a substituição do processo físico pelo denominado processo digital. Ele equivale ao processo judicial, abarcando todas as suas peças (petições, manifestações, recursos, etc.), que são armazenadas em meio eletrônico. Assim, sua consulta pode acontecer de modo on-line, com o cadastro no respectivo tribunal em que ocorre o seu trâmite.
Além disso, a Resolução CNJ nº 335 de 2020 instituiu a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro, cujo principal escopo é incentivar o desenvolvimento colaborativo entre os tribunais, consolidando efetivamente a gestão e expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
O PJe, então, moderniza a plataforma do Processo Judicial Eletrônico e a transforma em um sistema multisserviço permitindo a unificação do trâmite processual no país.
Benefícios para advogados
Assim, diversos são os benefícios dessa transição para os profissionais da advocacia. Dentre eles podemos destacar a automatização dos procedimentos, a otimização de tempo e de recursos, uma melhor experiência com os clientes, menos deslocamentos, redução do impacto ambiental, menor necessidade de espaço para arquivos e integração entre sistemas.
É unanime que a rapidez nos processos é uma das maiores vantagens do uso das tecnologias digitais. Além disso, a compliance digital, isto é, as medidas que uma empresa segue para garantir a proteção de dados e de informações pessoais de seus públicos na internet e regras que regulamentam o universo web, busca dar mais segurança a essas informações.
Diante de tantas mudanças e possibilidades trazidas pela transformação digital, os especialistas em advocacia também têm mudado para acompanhar tal transformação e tem procurado aperfeiçoamento nessa área.
Ressalta-se, contudo, que, se tratando dos precatórios, uma grande parte dos processos são antigos e não foram digitalizados. Nesse caso, a PJUS pode ajudar você e os seus clientes. Maior empresa do Brasil no segmento de precatórios, a PJUS está no mercado há 9 anos e já atendeu mais de 20.000 clientes.
Seja um parceiro da PJUS. Ofereça para o seu cliente a antecipação de seu crédito judicial e invista seu tempo para buscar novos clientes. Todo o processo ocorre de forma eletrônica. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.