Os precatórios 2025 são ordens de pagamento emitidas pelo poder público para a quitação de dívidas reconhecidas pela justiça no ano vigente. No entanto, apensar de terem um cronograma definido, os pagamentos podem enfrentar desafios orçamentários que geram incertezas aos credores.
A seguir, vamos abordar como funciona o calendário dos precatórios 2025, quem tem prioridade no recebimento, além de explorar a possibilidade de antecipação do valor. Quer saber as vantagens? Então continue aqui.
Precatórios 2025: o que esperar e como se preparar?
A espera pelo calendário dos precatórios em 2025 e o pagamento aos credores costuma gerar incertezas e ansiedade devido aos atrasos, os quais são comuns diante da fila de prioridade. Diante desse cenário, é preciso planejar as finanças, acompanhar o processo e considerar a antecipação de créditos judiciais como alternativa para obter maior previsibilidade financeira.
Como funciona o calendário anual de pagamentos?
O pagamento dos precatórios em 2025 segue o cronograma estabelecido pela União. Conforme as regras vigentes, se a emissão do precatório se der entre 1 de janeiro e 2 de abril, o ano de vencimento será o ano seguinte. Se esta emissão vier entre 3 de abril e 31 de dezembro, o vencimento será somente para dois anos depois. E, são incluídos no orçamento do ente devedor para pagamento até o final de 2025, ou seja, deverão ser pagos ao credor até 31 de dezembro.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) organiza as finanças nas esferas federais, estaduais e municipais, e a cada ano o Governo libera um percentual do orçamento para liquidar os pagamentos de precatório. No entanto, desafios orçamentários podem impactar esse repasse, exigindo atenção dos credores quanto às previsões e possíveis atrasos.
Quem tem prioridade no pagamento de precatórios em 2025?
O Governo Federal estabelece prioridades no pagamento de precatórios, regida por uma fila. Têm preferência:
- Credores com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência ou portadores de doenças graves;
- Precatórios de natureza alimentar, como pensões e benefícios previdenciários, que possuem prioridade sobre precatórios de natureza comum.
Vale lembrar que, dentro da categoria prioritária, quanto mais antiga for a inscrição, mais alta é a posição na fila de pagamento.
Quais as alterações no pagamento dos precatórios 2025?
O orçamento público prevê um total de 44,1 bilhões em pagamento de precatórios em 2025, conforme definido no projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). O valor foi retirado do limite de gastos anuais por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ressaltamos que no final de 2023, uma decisão do STF derrubou o teto de precatórios criado em 2021, o qual limitava o volume de pagamentos anuais. Nesse caso, também determinou ao Governo a quitação dos valores acumulados, podendo abrir créditos adicionais fora do orçamento para regularizar essa dívida.
Contudo, essa quitação vem acontecendo de forma parcelada. Sendo assim, nem sempre o credor recebe no ano previsto.
Antecipação de precatórios 2025: é possível?
Sim, é possível! Diante das incertezas sobre o pagamento dos precatórios em 2025 aos credores e o plano orçamentário, é comum ter que aguardar bastante tempo e passar por procedimentos burocráticos até que o valor caiar na conta definitivamente.
No entanto, o sonho do credor de pagar uma dívida com esse benefício ou realizar um investimento não pode ficar esperando pelo precatório federal. Por isso, a antecipação de ativos judiciais pode acontecer por meio da cessão de crédito por empresas especializadas, como a PJUS.
Como funciona e quais as vantagens de antecipar o precatório?
Se você quer entender a venda de precatórios e como funciona, saiba que essa é uma alternativa para quem busca uma solução financeira a curto prazo. A antecipação ocorre quando o credor negocia o valor do precatório diretamente com a empresa especializada, em vez de esperar o pagamento do Governo. Desse forma, o credor recebe de maneira rápida, transparente e sem complicações.
As vantagens de antecipar o precatório 2025 incluem maior segurança financeira, liquidez imediata, praticidade de negociação e flexibilidade. Isso porque o credor recebe o valor em uma única vez e pode usar como quiser, seja para quitar dívidas, realizar sonhos ou investir no futuro.
Com as mudanças recentes na legislação e no orçamento de precatórios 2025, os credores devem saber o que é precatório, quem tem direito a receber e se manter atentos às possibilidades disponíveis para evitar a espera, reforçando a importância de um planejamento financeiro. Por isso, a antecipação surge como solução viável e estratégica.
Quer se aprofundar nesse assunto? Confira quem vai receber precatório em 2025!