Enquanto aguarda o pagamento do seu precatório, que tal avaliar o cenário de pagamento de precatórios em 2023?
Receber um precatório não é nada simples. Alguns credores passam décadas aguardando para receber o tão sonhado dinheiro a que têm direito. Veja a seguir a expectativa do pagamento de precatórios para 2023 e os próximos anos.
Recentemente, a Justiça liberou o pagamento de um precatório que tramitava há 33 anos. Isso mesmo, um processo movido contra o Poder Público em 1989 foi pago somente em 2023. Veja no site do Conselho Nacional de Justiça.
Justiça libera pagamento de precatório que tramitava há 33 anos
Você se lembra daqueles celulares gigantescos, que pesavam mais de 1kg e tinham uma antena? Então, quando esse processo começou a tramitar na Justiça, esses aparelhos ainda estavam começando a chegar ao Brasil. Três décadas é muito tempo!
Além disso, se você pensa que esse tipo de atraso só acontecia naquela época, agora a situação é ainda pior: o pagamento de precatórios está atrasando cada vez mais e a tendência é que vire uma bola de neve.
Assim, somente em 2023, a União deixará de pagar R$51,2 bilhões em precatórios, é o que prevê o Projeto de Lei Orçamentária Anual já aprovado.
Governo deixará de pagar R$ 51,2 bilhões de precatórios em 2023
Portanto, a vida de quem tem um precatório para receber realmente não é fácil, as notícias são desanimadoras. E tudo ficou ainda pior com a aprovação da PEC dos Precatórios, no fim de 2021.
Comissão aprova limite a pagamento de precatórios e mudanças no teto de gastos
Se os precatórios já atrasavam em décadas, imagine agora que existe, oficial e legalmente, um teto para estes pagamentos…
Mesmo depois de um baque tão grande, ainda houve espaço para mais mudanças. O Conselho Nacional de Justiça, em abril de 2022, determinou novas regras que atrapalharam ainda mais o pagamento.
Decisão do Conselho Nacional de Justiça gera mais atrasos no pagamento de precatórios
Como é possível ver, o cenário realmente não é dos melhores, pelo contrário: é pior do que imaginamos. Junto a tudo isso, tem aquela velha incerteza: será que realmente vou receber esses valores? Porém, em 30 anos, muitas coisas mudam, como regras, novas leis que podem adiar ou até cancelar o pagamento e, infelizmente, muitos de nós não estaremos mais aqui.
Entretanto, há sim uma forma de solucionar esse problema e ter o dinheiro na sua conta em pouquíssimo tempo: a antecipação do precatório.
A PJUS, maior empresa do Brasil neste mercado, já atendeu mais de 15 mil clientes e garante o pagamento em tempo recorde, com segurança, transparência e agilidade.
Os seus sonhos não têm preço. Negocie com a PJUS e pare de adiar o que pode ser feito hoje!